Menu
quinta, 28 de março de 2024
Buscar
(67) 9 9845-5408

Alerta
Campo grande registra dois novos casos de Varíola dos Macacos
Além da Capital, a SES notificou mais uma ocorrência da doença em Itaquirai, a primeira no interior
06 AGO 2022
Correio do Estado
20h00


Além da Capital, a SES notificou mais uma ocorrência da doença em Itaquirai, a primeira no interior
Imagem: Divulgação
Em boletim epidemiológico divulgado neste sábado (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados dois novos casos de Varíola dos Macacos (monkeypox) em Campo Grande. 

Atualmente segundo os dados da SES, oito casos da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo sete registros em Campo Grande e o primeiro caso no interior situado em Itaquirai. 

Ao todo são 26 notificações de varíolas dos macacos desde maio no Estado, com 11 casos sob suspeita e sete descartados.

O principal sintoma da doença é a erupção cutânea que são manchas vermelhas na pele e feridas, presente em todos os casos registrados no Estado. Outros sintomas da doença são a Febre e a adenomegalia, inchaço que surge no pescoço.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ainda não há tratamentos específicos para o vírus da varíola dos macacos. A atenção clínica deve amenizar ao máximo os sintomas para prevenir sequelas em longo prazo. 

Vírus
A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, que infecta roedores na África, com os macacos se tornando hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. 

Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países. No Brasil 800 casos já foram confirmados.

Transmissão
A varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. 

A transmissão de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou objetos contaminados. Ela ocorre principalmente por gotículas respiratórias. 

A enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

2R Entregas
Prefeitura de Angêlica - Março
Prefeitura de Jateí - Março 2024